RADIOAMADORISMO & FAIXA DO CIDADÃO

ARTIGO 01 - Publicado no "Gazeta do Oeste" Nº 175

Semanário Nova Imprensa

Radioamadorismo: Hobby ou Ciência?

Alexandre Dezem Bertozzi - PU2SDW / PX4B4957

Quando solicitei ao senhor Paulo um espaço em seu semanário, para tratarmos de um assunto do qual poucas pessoas têm conhecimento, "O Radioamadorismo", fui prontamente atendido, pois ele sabe da extrema importância deste "Hobby", praticado e difundido no mundo inteiro.

Gostaria inicialmente de expor "o que é" Amadorismo, Radioamadorismo, e como ele surgiu. Então vamos à História;

Amadorismo é a atividade vocacional, espontânea e gratuita, que antecede e complementa profissões, satisfazendo condições psicológicas e exercendo influência sobre as relações sociais.

Qualquer atividade humana pode ser amadorística e profissional. O amadorismo, porém, precede e complementa a profissão respectiva, que utiliza regularmente os progressos por ele gerados.

A pesquisa é sempre fruto do trabalho espontâneo do amadorismo. Quando remunerado, o pesquisador produz além do exigido; ainda que profissional, a pesquisa tem algo de amadorístico.

Higiene mental e expansão de potenciais latentes no indivíduo são proporcionadas pelo amadorismo, principalmente quando a especialização profissional e a especificidade de tarefas condicionam a indústria. Apenas a máquina pode realizar uma única tarefa invariavelmente. O vazio psicológico deixado pela divisão do trabalho precisa ser preenchido.

Aproximando líderes e subalternos de todas as profissões, o amadorismo exerce inestimável influência sobre as relações sociais. Quando as profissões são desconhecidas além de suas classes e estas não têm um ponto de contato, aparecem incompreensões, antagonismo, lutas, má vontade, dificuldades generalizadas. Sem compreensão, a boa vontade é inconsistente, fingida, mero exibicionismo.

É o amadorismo uma necessidade social, constituindo fator de pesquisa e de complementação, instrumento de higiene mental e de expansão psicológica, veículo de relações humanas, motivo para esclarecimento e conscientização para a boa vontade.

Envolvendo vasto campo de pesquisa, aproximando pessoas de todas as atividades, ligando Municípios, Estados e Países, o Rádio gera um superamadorismo sob três aspectos:

* Pesquisa;

* Telecomunicações;

* Serviço.

Em todos os campos do conhecimento humano as bases científicas foram estabelecidas por vários cientistas e estudiosos. Muitos deles passaram a vida inteira pesquisando determinada coisa para depois nos deixar sua herança de conhecimento, herança essa aproveitada e continuada por outras pessoas. Isso aconteceu com André Marie Ampére, Aloísio Galvani, Alessandro Volta, Samuel Morse, Heinrich Hertz, Padre Roberto Landell de Moura, Guglielmo Marconi e muitos outros cientistas.

Até a próxima.

Bibliografia:

Revista QSL nº 1, MID produções - 1999

Revista QSL nº 2, MID produções - 1999

Coletânea do Radioamador TOMO I, 3ª edição – 1981

Se desejar entrar em contato conosco, click na figura